RELÓGIO DA PAIXÃO



O relógio da Paixão tem a finalidade de nos fazer lembrar, ao longo das 24 horas do dia, os sentimentos que Nosso Senhor Jesus Cristo suportou na Sua Paixão.
É o relógio que sempre marca a hora do amor, seja qual for o acontecimento que esteja a decorrer. É um relógio que nos pode ajudar a passar, por exemplo, um dia de retiro centrado na Paixão de Jesus. 
Poderia ter sido este o relógio dos acontecimentos da Paixão de Jesus, conforme nos são apresentados pelos relatos evangélicos. 

Oferecimento: Eterno Pai, eu Vos ofereço todas as reparações que Jesus mereceu com tantos sofrimentos durante esta hora..., na qual... (citar o tema da hora escolhida), unindo-me espiritualmente, tanto quanto me é possível, às santas intenções que então animavam a Sua Alma adorável, desejando que tudo em mim, por Ele e com Ele, sirva para Vossa maior glória, para a minha salvação e para a salvação do mundo inteiro.

19:00 - Jesus lava os pés aos Seus discípulos.
 20:00 - Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio. Despede-se dos Seus discípulos e dá-lhes o Mandamento Novo.
21:00 - Jesus ora ao Pai no Horto das Oliveiras. 
22:00 - Jesus entra em agonia e sua sangue. 
23:00 - Jesus recebe o beijo do traidor Judas e é preso como se fosse um malfeitor.
24:00 - Jesus é levado ao sumo sacerdote Anás e esbofeteado por um dos seus servos. 
01:00 - Jesus é acusado por falsas testemunhas e condenado à morte no tribunal de Caifás. 
02:00 - Jesus é negado por Pedro. 
03:00 - Jesus é objeto de toda a classe de injúrias e de desprezos. 
04:00 - Jesus é metido na prisão. 
05:00 - Na prisão, os soldados vendam os olhos de Jesus, e zombam d'Ele.
 06:00 - Jesus é levado ao tribunal de Pilatos, sendo acusado de criminoso e blasfemo. 
07:00 - Jesus é levado a Herodes e por este desprezado e tratado como louco. 
08:00 - Jesus é devolvido a Pilatos e flagelado. 
09:00 - Jesus é coroado de espinhos e apresentado ao povo por Pilatos com as palavras: Eis o Homem. 
10:00 - A multidão pede a morte e Jesus e a libertação de Barrabás. 
11:00 - Pilatos lava as mãos em sinal de inocência e entrega Jesus para ser crucificado. 
12:00 - Jesus é despojado das Suas vestes e crucificado.
13:00 - Jesus perdoa aos Seus inimigos, o Paraíso ao bom ladrão e dá-nos por mãe a Sua própria Mãe. 
14:00 - Jesus, desde o alto da cruz, diz: Tenho sede; e: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?.
15:00 - Jesus, com voz forte, pronuncia as Suas últimas palavras: Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito. E morre. 
16:00 - O coração de Jesus é atravessado por uma lança. 
17:00 - Jesus é descido da cruz e colocado nos braços de Sua Mãe. 
18:00 - Jesus é sepultado.
 

(de um folheto do Santuário de Jesus Crucificado, em Porto das Caixas – Itaboraí – RJ – Missionários Passionistas


Nenhum comentário: