ORAÇÃO PARA DISCERNIMENTO



                Quando eu comecei a discernir minha vocação presbiteral, já estava com mais de 35 anos e havia acabo de retornar de uma peregrinação a Santuários italianos e a Medjugórje, realizada em julho de 1997. Procurei, então, o responsável pela animação vocacional na Diocese em que eu morava. O próprio bispo era esse responsável. Conversando comigo, ele orientou que eu esquecesse esse assunto, pois já estava velho demais para isso e a minha vocação deveria ter surgido na juventude. Acolhi sua orientação por acreditar que o Espírito Santo fala através do bispo. No entanto, em meu coração era muito forte o chamado que eu sentia vir de Jesus. Assim, fiz uma oração muito simples que tenho feito ao longo da vida e ensinado principalmente aos jovens em discernimento vocacional, mas também ao matrimonial.

“Senhor, coloca em meu caminho as pessoas certas para me dizerem qual é a tua vontade em minha vida”

            Simples assim, como tudo o que vem de Deus! Quase que imediatamente, inúmeras pessoas, conhecidas ou desconhecidas, parentes, amigos, estranhos que encontrava na rua ou alguma igreja e padres começaram a me falar que eu deveria ser padre, ou, até mesmo, me perguntar em qual igreja eu era o pároco. Finalmente, no mesmo ano de 1997, D. Werner Siebenbrock, SVD, na época Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, em visita ao seu amigo Pe, Francisco Carlos Consorte, pároco da igreja da qual eu participava, foi-me apresentado. Chamando-me a Nova Iguaçu, ele convidou-me a me preparar para o presbiterado em sua Diocese. Como eu já havia assumido aulas para o ano de 1998 e também por ter casa própria totalmente mobiliada, respondi que não havia condições de ingressar no Seminário naquele ano. D. Werner, então, disse-me que me preparasse para o ano de 1999, o que de fato aconteceu. Senti que o Espírito Santo confirmava a minha vocação e que, de fato, colocara as pessoas certas em minha vida para responder a seu chamado onde Ele me queria.

Pe. Nelson Ricardo Cândido dos Santos


Nenhum comentário: