LADAINHA DA HUMILDADE



A HUMILDADE

I. O que é?
            A humildade é a virtude sobrenatural que, pelo conhecimento de Deus e de nós mesmos, nos mostra nosso verdadeiro valor e, por isso, regula em nós as duas profundas e desordenadas inclinações da estima de si e do desejo de estima dos outros. Opõe-se, pois, à soberba.

II. Necessidade da humildade
            Jesus disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, não entrareis no reino dos Céus” (Mt 18, 3-4).
                De fato, duas expressões sintetizam a vida do soberbo:
                1. “Eu conto comigo” – Insensatez! Jesus, pois, disse: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,17);
                2. “Eu trabalho para mim” – Desordem e injustiça! Pois Deus deve ser o objeto de tudo aquilo que Ele criou.
                A vida do humilde, pelo contrário, sintetiza-se nas duas expressões opostas:
                1. “EU CONTO COM DEUS” – Confiança e coragem!
                2. “EU TRABALHO PARA DEUS” – Reta intenção!

III. A difícil prática da humildade
            Três são os principais meios para chegar à verdadeira e autêntica humildade de coração:
                1) PEDI-LA incessantemente a Deus (ótimo hábito de rezar diariamente a Ladainha da Humildade);
                2) MEDITAR freqüentemente sobre os motivos pelos quais devemos ser humildes. Que não saiam de nossos olhos; a altíssima lição dos exemplos do Messias humilde em sua vida, em sua morte e na Eucaristia; e a insistente exortação de Jesus sobre a humildade de coração;
                3) ACEITAR, agradecendo, todas as humilhações que a Providência nos oferecer.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS SOBRE A HUMILDADE

Temer a Javé é odiar o mal. Por isso, eu detesto o orgulho e a soberba, o mau comportamento e a boca falsa” (Pr 8,13).
Agora, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei do céu, porque suas obras são justas e seus caminhos são retos, e a quem anda com soberba ele sabe rebaixar” (Dn 4,34).
Faço de você a menor das nações, e será entre todas a mais desprezada. Quem acabou com você foi a soberba do seu próprio coração!” (Ab 1,3)
“Se você se orgulha, saiba que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz quem sustenta você” (Rm 11,18b).
“Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” (Lc 1,51-52).
“Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado” (Mt 23,11-12; cf. Lc 14,11; 18,14).

LADAINHA DA HUMILDADE[1]
Composta pelo servo de Deus, Cardeal Merry del Val

Do desejo de ser estimado, livra-me ó Jesus.
Do desejo de ser amado, livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser elogiado, livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser honrado, livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser louvado, livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser preferido no lugar dos outros,
livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser consultado, livra-me, ó Jesus.
Do desejo de ser aprovado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser humilhado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser desprezado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de sofrer, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser caluniado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de sofrer repulsa, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser esquecido, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser ridicularizado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de ser injuriado, livra-me, ó Jesus.
Do temor de que de mim suspeitem algo, livra-me, ó Jesus.

Que os outros sejam amados mais do que eu, Jesus,
dá-me a graça de o desejar!
Que os outros sejam estimados mais do que eu, Jesus,
dá-me a graça de o desejar!
Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu possa diminuir, Jesus, dá-me a graça de o desejar!
Que os outros possam ser escolhidos e que eu seja colocado de lado, Jesus, dá-me a graça de o desejar!
Que os outros possam ser louvados e que eu não seja notado, Jesus, dá-me a graça de o desejar!
Que os outros possam ser preferidos e que eu seja esquecido, Jesus, dá-me a graça de o desejar!
Que os outros possam ser mais santos do que eu, desde que eu me torne santo na medida em que o puder, Jesus,
dá-me a graça de o desejar!
Jesus, simples e humilde de coração,
dá-me um coração semelhante ao teu!

ORAÇÃO
            Ó Deus, que através do ensinamento e do exemplo de Vosso Filho Jesus Cristo apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça (cf. Tg 4,6) e como fundamento de todas as outras virtudes – caminho para o céu –, concedei-nos, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, a mais humilde e santa de todas as criaturas, aceitar, agradecido, todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

A KÊNOSIS DE JESUS
(Jesus esvazia-se de sua divindade, humilha-se a si mesmo)

mas não se apegou à sua igualdade com Deus.
Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo,
humilhou-se a si mesmo,
e morte de cruz!
e lhe deu o Nome
para que, ao nome de Jesus,
no céu, na terra e sob a terra;
para a glória de Deus Pai (Fl 2, 3-11)



[1] De todas as devoções e orações que conheço, esta Ladainha é a mais difícil de se orar e, principalmente, viver, pois exige que façamos também nós a nossa kênosis, radicalmente, como Jesus a fez (o texto da kênosis de Jesus está no final desta devoção)

Nenhum comentário: