Na noite de 15 para 16 de julho de 1225, a Santíssima Virgem ordenou ao Papa Honório III que aprovasse a ordem religiosa surgida a partir de uma comunidade de eremitas no monte Carmelo. Como as perseguições não deixassem de molestar os religiosos dessa Ordem, São Simão Stock, seu sexto superior geral, implorou da Santíssima Virgem um sinal particular de sua proteção. E, 16 de julho de 1251, a Virgem Maria lhe indicou o escapulário como insígnia especial de seu amor maternal. Daí o nome de Festa do Escapulário dado à solenidade desse dia.
O escapulário é uma veste comum a muitas congregações religiosas, mas particularmente distintiva da Ordem dos Carmelitas. Impõe-se hoje também um escapulário de formato pequeno a pessoas do mundo para lhes permitir que participem das grandes graças que a ele estão ligadas; entre outras, o privilégio sabatino.
Em sua bula chamada Sabatina, o Papa João XXII afirma que aqueles que usarem o escapulário serão depressa libertados das penas do Purgatório no sábado que se seguir à sua morte. As vantagens do privilégio sabatino foram ainda confirmados pela Sagrada Congregação das Indulgências, em 14 de julho de 1908.
São os seguintes os privilégios do Escapulário do Carmo:
· quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá no fogo do inferno;
· a Virgem do Carmo o livrará o quanto antes do Purgatório, principalmente no sábado seguinte à morte;
· O Escapulário do Carmo é sinal de confraternidade (irmandade) da Virgem Maria;
· O Escapulário do Carmo é sinal da paz e do pacto sempre eterno da concórdia garantida por Maria Santíssima do Carmo;
· O Escapulário do Carmo é o sinal da salvação pela Virgem Maria;
· O Escapulário do Carmo é a garantia de preservar a fé e de firmeza na devoção da Virgem Maria.
Rezar todos os dias 3 Pai-Nosso e 3 Ave-Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário